top of page

As 6 Soft Skills da Equipe Engajada: Como Garantir o Alto Desempenho em 2024?

Diante de um ano novinho em folha, a única constante é a incerteza. Por isso, investir em alinhamento e capacitação por meio de uma palestra impactante é sempre o melhor caminho.

Lembra da velha máxima do mundo do trabalho: "Somos contratados pelo currículo e demitidos pelos comportamentos?". Ela não se aplica ao contexto BANI (Fragmentado, Ansioso, Não-Linear e Incompreensível) em que estamos imersos.


Desde que o Forum Econômico Mundial divulgou, em 2020, as 15 competências mais exigidas dos profissionais do futuro, as lideranças têm sido desafiadas a não apenas olhar para o currículo técnico, mas também para as habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, desde a contratação.



Priscilla de Sá palestra sobre Soft Skills na Bett Brasil 2023, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina.

Uma pesquisa do LinkedIn corrobora essa tendência. Segundo a plataforma de contatos profissionais, 88% dos recrutadores afirmam que as soft skills são a causa de contratações equivocadas.


Isso representa um desafio extra para aqueles que têm investido muito em conhecimento, mas pouco em repertório socioemocional.


Por isso, as empresas de todos os setores da economia estão se transformando em instituições educacionais, onde a reciclagem e as capacitações acontecem regularmente.


Em um calendário estruturado de ações que visam a garantir o alto desempenho da equipe, os primeiros dois meses do ano desempenham um papel crucial.


Mesmo no país do Carnaval, é fundamental promover o alinhamento dos colaboradores ao planejamento estratégico, nos meses de janeiro e fevereiro, principalmente, nos setores da Educação, Turismo & Hotelaria, Serviços e Indústria.


Depois de palestrar para mais de 200 empresas, percebi que a ação mais efetiva para o começo do ano de trabalho ou letivo é focar no desenvolvimento de 6 soft skills que têm o poder de aumentar o engajamento das equipes. São elas:


  1. Criatividade: Para criar soluções inovadoras para problemas inéditos.

  2. Reaprendizagem: Para trocar processos ultrapassados por tecnologias avançadas.

  3. Inteligência Emocional: Para liderar a si e responder assertivamente ao contexto.

  4. Transparência: Para transmitir a visão e os valores da empresa.

  5. Influência: Para construir a reputação da empresa enquanto marca.

  6. Comunidade: Para fazer mais com menos por meio da colaboração entre os talentos.


Se a sua empresa quer começar o ano entre as campeãs em desempenho, conte comigo para alavancar o comprometimento da sua equipe, por meio da palestra "As Soft Skills do Futuro", que está entre as mais cotadas para 2024.






Priscilla de Sá palestra sobre as Soft Skills do Futuro na Convenção do SENAR-MS

Vamos levar engajamento e colaboração para a sua equipe? Fale comigo!









0 comentário

Comments


bottom of page